O trabalho será entre os dias 18 e 21 de fevereiro e, de acordo com o DAE, o procedimento é necessário para a realização de troca dos decantadores – equipamento fundamental para decantar partículas sólidas na água bruta a ser tratada.
Com os trabalhos, o volume de produção da água cairá pela metade. O diretor de operações do DAE/VG, César C. P. Santos, explicou que normalmente a troca do decantador deve ser feita de três em três anos.
Ainda segundo ele, a última vez em que foram trocados foi em 2004. À respeito dos resultados da paralisação Santos disse que a "troca vai surtir um efeito positivo à população, pois haverá melhoria do tratamento de água e assim vai diminuir o tempo para o tratamento. Vamos deixar de desperdiçar água, por não ter eficiência no tratamento. Vamos passar a tratar toda a água captada", finalizou.
Santos explica que a obra será realizada em duas etapas; a primeira acontece durante esta semana, depois de 30 dias haverá outra parada, de mais quatro dias para finalizar o trabalho.
"Com o aproveitamento maior da água tratada vamos aumentar a produção e distribuição de água. Essa parada é extremamente positiva. Teremos um impacto com redução de distribuição de água. Mas depois de tudo isso vamos distribuir água com mais qualidade", pontuou o diretor.
Hoje a ETA I tem uma produção de 40 milhões de litros de água por dia, com a paralisação para obra, vai produzir em torno de 20 milhões de litros por dia.
Bairros atingidos com a paralisação de água – Água Vermelha, Alameda, Centro, Condomínio Terra Nova, Embauval, Figueirinha, Ikarai, Imperador, Manga, Nova Várzea Grande, Parque Del Rei, Planalto Ipiranga, Ponte Nova, Ponte Velha, Residencial Elias Domingos, Residencial Milton Figueiredo, Residencial Paulo Leite, Parque do Lago, Cohab Cristo Rei, Maringá I, II e III, Construmat, 23 de Setembro, Jardim Potiguar, Cristo Rei, Ouro Branco, Jardim Aeroporto, Joaquim Curvo, Vila Sadia, Portal da Amazônia, São Gonçalo, Jaime Campos (Cohab Santa Fé), Parque do Lago, Monte Castelo, Sta Cecília, Residencial Gilson de Barros, Marajoara I, Residencial Ataide Monteiro, Hélio Ponce, Zero Km, Jardim Cerrado, Jardim Paula I, Vila São João, Ipase, Jardim Paula II, Jardim Glória, Costa Verde, Canelas, Novo Horizonte, Residencial Miguel Lannas, Capela do Piçarrão, Vitória Régia e 15 de Maio.