As escritoras Luciany Aparecida e Eliane Marques são as vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura 2024. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na noite de segunda-feira, 11, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Esta é a 17ª edição da premiação, concedida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. As escritoras receberão R$ 200 mil cada uma, maior valor individual pago em um concurso literário no Brasil.
Na categoria Melhor Romance de 2023, Luciany ganhou pelo livro Mata Doce. Nele, a escritora narra, com uma prosa lírica, os trágicos acontecimentos que cercam um vilarejo rural no interior da Bahia. Aos 42 anos, Luciany é doutora em Letras, com pesquisas nas áreas de nação, imigração, memória e identidades.
Já na categoria Melhor Romance de Estreia de 2023, Eliane foi reconhecida por Louças de Família. A história se passa na fronteira entre Brasil e Uruguai e tem a vida, a morte e a ancestralidade da personagem Eluma como pontos de partida. Aos 54 anos, Eliane publicou livros de outros gêneros, como O Poço das Marianas ( Prêmio Minuano 2022 e finalista do prêmio Associação Gaúcha de Escritores) ou E Se alguém o Pano (Prêmio Açorianos).
FORÇA
“Reconhecer a trajetória dessas autoras, que imprimem suas histórias com tanta força e sensibilidade, é uma honra. Cada obra premiada amplia o alcance e a relevância da literatura brasileira, trazendo à tona novas perspectivas e vozes que enriquecem a nossa cultura”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Neste ano, o prêmio teve, ao todo, 343 obras habilitadas para a competição. Além da premiação em dinheiro, as vencedoras desta edição serão convidadas a participar em 2025 da 39ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. Em 2023, os vencedores foram Mariana Salomão Carrara e Alexandre Alliatti, por Não Fossem as Sílabas do Sábado e Tinta Branca.