A produção industrial de Mato Grosso cresceu 4,8% em setembro desse ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), revelam ainda que o resultado foi incentivado pelos setores de fabricação de produtos alimentícios, produtos de madeira, refino e biocombustível e minerais não metálicos.
O levantamento, que considera o desempenho da indústria no mês de setembro, mostra um crescimento de 2,9% no acumulado de janeiro a setembro. Ao longo desse ano, as variações positivas foram registradas nos setores de fabricação de produtos alimentícios (8,0%), fabricação de produtos de minerais não metálicos (6,1%) e fabricação de bebidas (3,9%). A média nacional do setor industrial assinalou variação positiva de 3,1%.
Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, setembro de 2023, o setor industrial mato-grossense, que cresceu 4,8%, teve registros positivos na fabricação de produtos minerais não-metálicos (14,4%), fabricação de produtos de madeira (13,7%), fabricação de coque e produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (11,0%), fabricação de produtos alimentícios (8,2%). O estado também colecionou crescimento de 0,7% em setembro na comparação com o mês anterior.
“Os números revelam um cenário positivo para a produção industrial de Mato Grosso e exemplifica como a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico podem coexistir harmoniosamente. As indústrias estão focadas no crescimento sustentável, de uma forma dinâmica e inovadora”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.