Esportes

SC pede e Força Nacional fará segurança de evento da Fifa em Florianópolis

 
O envio foi oficializado nesta quinta-feira, em portaria divulgada no Diário Oficial da União. De acordo com o documento assinado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agentes da Força Nacional irão a Santa Catarina para atender a um pedido do governador do Estado, Raimundo Colombo.
 
Ainda segundo a portaria, os agentes farão o "controle de tumultos e distúrbios civis e a escolta e segurança aproximada dos membros do Comitê Executivo da Fifa" para "preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos".
 
O número de agentes da força federal mobilizados para o evento não foi divulgado pelo Ministério da Justiça. Segundo o órgão, essa é uma informação estratégica.
 
A Força Nacional de Segurança é uma equipe formada por policiais militares e civis de vários Estados do país. Todos passam por um treinamento coordenado pelo governo federal e ficam à disposição de governos estaduais para trabalharem no reforço de operações específicas em Estados.
 
Na Copa das Confederações, por exemplo, agentes da Força Nacional foram enviados às cidades-sedes para conter protestos. Na Copa do Mundo de 2014, segundo o Ministério da Justiça, 10.657 agentes serão espalhados por várias cidades do país para trabalharem na segurança do torneio.
 
Antes disso, porém, parte dessa tropa será enviada à Florianópolis, onde a Fifa vai discutir com seleções detalhes operacionais do Mundial. Na capital de Santa Catarina, a entidade máxima do futebol vai, entre outras coisas, explicar como será o esquema de viagens das seleções pelas cidades-sede do torneio, que começa em junho.
 
O seminário começa na próxima terça. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou na quarta-feira sua presença em comunicado oficial. Valcke chega ao Brasil no domingo. Antes do seminário, ele visitará obras em Manaus, Brasília e Porto Alegre, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
 
Na terça, Valcke concede uma entrevista coletiva. Nela, ele deve anunciar a decisão da entidade sobre a Arena da Baixada. O estádio de Curitiba corre de ser cortado da lista de arena das Copa devido a atrasos na sua reforma. 
 
Copa do Mundo UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos