Com a aposentadoria do desembargador Pedro Sakamoto, ocorrida no último dia 3 de novembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso deve abrir o edital de acesso à Corte de Justiça nos próximos dias. A vaga será destinada a magistratura e o critério de preenchimento é o da antiguidade.
O escolhido deve ser o juiz de direito Paulo Sérgio Carreira, da primeira vara especializada de direito bancário de Cuiabá/MT, por ser o mais antigo em exercício na entrância única do Poder Judiciário mato-grossense. Segundo apurado pelo Circuito, o magistrado possui perfil bastante reservado e nada afeito as costumeiras composições de grupos, portanto, deverá ser um desembargador com total independência.
A próxima vaga a ser aberta para acesso ao Tribunal de Justiça deve ocorrer no mês de março do ano que vem, com a aposentadoria do desembargador Rondon Dower, que será disputada por uma lista mista de magistrados e magistradas, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Ainda haverá no ano de 2025 as aposentadorias por idade dos desembargadores Guiomar Teodoro, Luiz Ferreira da Silva, Maria Aparecida Ribeiro, Sebastiao de Moraes e Sebastião Barbosa Farias, o que causará uma completa renovação na segunda instância do Judiciário.
Com a subida de Paulo Sérgio, os cinco magistrados mais antigos na entrância passarão a ser em ordem cronológica Juanita Cruz Clait Duarte, Sérgio Valério, Antonio Horácio da Silva Neto, Abel Balbino e Márcio Aparecido Guedes.