******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****
ATENÇÃO sr. editor, esta retranca atualiza e substitui a enviada às 17h20. Há mudanças importantes ao longo da matéria.
***************************************************************
Um temporal no início da tarde deste sábado causou transtornos no Autódromo de Interlagos, poucos minutos antes de ser dado o início para o treino classificatório que define o grid de largada para a corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. De acordo com a Defesa Civil, o bairro de Interlagos foi o mais atingido, acumulando 49 milímetros de chuva. A homenagem a Ayrton Senna, agendada para as 17h, também foi adiada.
Poucas horas depois do adiamento, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) surpreendeu ao agendar a sessão classificatória para as 7h30 deste domingo e antecipar a corrida para 12h30. Inicialmente, a prova principal do fim de semana estava marcada para 14 horas (de Brasília).
“Foi tomada a decisão, após consulta aos comissários, de agendar a qualificação para as 7h30, horário local, na manhã de domingo, antes do Grande Prêmio às 12h30, horário local. Isso garantirá que maximizemos as chances de fornecer aos fãs um dia de ação de corrida, dada a previsão do tempo atual para amanhã à tarde, e tanto a FIA quanto a Fórmula 1 acreditam que essa mudança de horário é necessária e a coisa certa a fazer por todos os nossos fãs apaixonados”, informou a FIA, em comunicado.
A federação adiou o treino classificatório, marcado inicialmente para as 15h de sábado, alegando questões de segurança após o temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo desta tarde.
“A segurança é sempre a consideração primordial em tais circunstâncias e, embora tenha sido dado o máximo de tempo possível para permitir que as condições melhorassem, infelizmente não melhoraram. Temos grande apreço por todos os fãs que permaneceram no circuito na esperança de ver os carros na pista hoje”, registrou a FIA. “Agradecemos a todos pela paciência hoje, incluindo os fãs, pilotos, equipes, fiscais, equipe do circuito e mídia, e esperamos dar a todos um evento emocionante no domingo.”
Neste sábado, a sessão classificatória foi reagendada por sete vezes até ser definitivamente remanejada para a manhã de domingo. “As condições não são seguras para pilotar, infelizmente essa é a situação”, lamentou Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1. O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, brincou com a situação ao abordar Domenicali nos boxes. “Eu quero pilotar, nos dê pneus melhores”, afirmou o heptacampeão mundial.
O chefão ainda afirmou que a FIA está se organizando para ver qual o melhor horário para fazer o classificatório desde que as condições estejam apropriadas. A previsão do tempo indica que o domingo será chuvoso na região do autódromo.
Poucos minutos depois, a organização do GP confirmou que adiou para domingo, às 10 horas, a homenagem a Ayrton Senna. O inglês Lewis Hamilton iria pilotar no traçado, a partir das 17h15, a McLaren com a qual o ídolo brasileiro foi bicampeão mundial, em 1990.
EFEITOS DA CHUVA
A chuva forte que atingiu Interlagos neste sábado afetou algumas estruturas do autódromo. O túnel que liga a entrada principal do circuito ao setor atrás dos boxes ficou alagado nos primeiros minutos de temporal. Na sala de imprensa, não foi possível se conectar à internet por alguns minutos. No paddock, a cobertura não conteve a força da chuva, uma vez que conta com formato que permite a entrada da área pelas laterais.
Em 2023, o temporal causou grandes prejuízos, com queda de cobertura de arquibancadas e seis pessoas feridas no autódromo. Para este ano, a organização afirma que melhorou a preparação, aumentando a resistência das estruturas para suportar ventos de até 110 km/h.