Mix diário

Messias: AGU prepara ação judicial contra a Enel SP por dano moral coletivo

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, disse que está finalizando elaboração de uma ação judicial contra a Enel Distribuição São Paulo, visando a indenização da população prejudicada com o apagão que deixou cerca de 2,3 milhões de unidades consumidoras da região metropolitana sem serviço de energia elétrica. Ele citou perda de bens materiais, como eletrodomésticos, e produtos perecíveis, como alimentos.

A informação foi confirmada pelo advogado-geral no programa Bom Dia, Ministro, da EBC, nesta quinta-feira, 31. “Neste momento eu estou concluindo uma ação por dano moral coletivo para que a população de São Paulo seja indenizada por todos os danos causados pela Enel. Não vou admitir mais que isso aconteça”, declarou o ministro.

A possibilidade de ação por dano moral coletivo contra concessionária responsável pela prestação dos serviços de energia elétrica em São Paulo já havia sido anunciada em 14 de outubro, após a tempestade do dia 11 do mesmo mês.

Ele afirmou ainda ter solicitado dados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, bem como ao Ministério de Minas e Energia (MME). Messias não disse a data para o ajuizamento da ação.

O governo federal instaurou uma auditoria de fiscalização pela Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no caso desde 2023, quando ocorreu outro apagão dos serviços prestados pela mesma empresa.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve