O comércio de Cuiabá permanecerá fechado no próximo Dia de Finados, mesmo após o acordo entre sindicatos de trabalhadores e empresários, que autorizava a abertura no feriado. A decisão foi confirmada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), que orientou que lojas de shoppings e ruas da capital mato-grossense não funcionem. Em contrapartida, a cidade vizinha, Várzea Grande, terá o comércio aberto, autorizado pelo decreto do prefeito Kalil Baracat (MDB).
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá reforçou a restrição, apontando que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estabelece o fechamento do comércio no feriado, mantendo o feriado como dia de repouso para a maioria dos trabalhadores. Apesar disso, alguns setores considerados essenciais, como supermercados e farmácias, terão permissão para operar, desde que ofereçam compensações aos empregados, como folga ou pagamento em dobro das horas trabalhadas.
A decisão sobre o fechamento do comércio não abrange, entretanto, estabelecimentos como bares e restaurantes, que também poderão abrir, junto com serviços essenciais de saúde e segurança. Enquanto Cuiabá opta por manter o comércio fechado, Várzea Grande segue o caminho inverso, flexibilizando as regras para impulsionar a movimentação econômica local no feriado.
No setor público, os órgãos municipais e estaduais de Cuiabá e do governo, como informado, estarão fechados na sexta-feira (1º) e no sábado (2), sendo que o ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi transferido para sexta pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Já as agências bancárias também estarão fechadas, com apenas os caixas eletrônicos funcionando normalmente.