O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou neste domingo (27) que a eleição para a Prefeitura de Cuiabá deve ser decidida com base na avaliação crítica da população sobre a qualidade e o comportamento dos candidatos, e não pelo peso partidário ao qual estão filiados. O comentário foi feito enquanto Mendes chegava para votar, em um cenário de segundo turno entre Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).
Mendes havia iniciado sua participação na campanha eleitoral apoiando Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que acabou derrotado no primeiro turno. Agora, o governador se alinha com Brunini, embora a imagem de Mendes tenha sido pouco explorada nas propagandas eleitorais do candidato.
“Grande parte da população brasileira escolhe pessoas, não partidos. Isso acontece, infelizmente ou felizmente, por culpa dos próprios partidos. Claro, alguns partidos têm mais aceitação ou rejeição, mas, na média, o brasileiro não liga muito para o partido”, declarou Mendes ao votar no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Para Mendes, o foco das eleições deve estar na capacidade individual dos candidatos. “O que o candidato diz, como ele age e o que representa no imaginário coletivo é o que pode determinar seu sucesso ou sua derrota”, finalizou o governador, em uma tentativa de afastar o debate da polarização partidária que domina o cenário político atual.