Mix diário

Passagens aéreas caem 11,40% no IPCA-15 de outubro e são item de maior alívio no índice

Os preços das passagens aéreas recuaram 11,40% em outubro, fazendo o subitem exercer a maior contribuição negativa, de 0,08 ponto porcentual, sobre a inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) no mês, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 subiu 0,54% em outubro ante alta de 0,13% em setembro.

O grupo Transportes passou de uma redução de 0,08% em setembro para uma queda de 0,33% em outubro, uma contribuição de -0,07 ponto porcentual para a taxa do IPCA-15 deste mês.

A deflação em outubro foi influenciada também pelo transporte público. Houve quedas em ônibus urbano (-2,49%), trem (-1,59%) e metrô (-1,28%). O movimento é explicado pela ocorrência da gratuidade nas passagens concedidas à população no dia das eleições municipais, em 6 de outubro.

Os combustíveis diminuíram 0,01% no mês. Ficaram mais baratos o gás veicular (-0,71%) e o óleo diesel (-0,23%), mas o etanol subiu 0,02%. A gasolina registrou estabilidade de preço (0,00%).

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve