Cidades DESTAQUE 1

Alívio à vista: chuvas chegam após recorde histórico de calor

Neste último domingo, a capital mato-grossense, Cuiabá, registrou uma impressionante marca de 44,1°C, o maior valor do ano e o segundo maior em mais de um século, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse valor extremo reflete o impacto das recentes ondas de calor, que têm causado desconforto à população e alertado sobre os desafios climáticos enfrentados pela região.

A boa notícia é que, a partir desta quarta-feira, o cenário deve começar a mudar, conforme prevê a agência Climatempo. Após uma longa estiagem, as chuvas finalmente devem retornar à região Centro-Sul do Brasil, incluindo Mato Grosso. A expectativa é que o alívio climático traga uma queda nas temperaturas, com a máxima em Cuiabá prevista para cair para 34°C já na quinta-feira (10), amenizando o calor intenso que tem afetado o estado.

Além de proporcionar um alívio imediato à população, as chuvas são essenciais para o setor agrícola e para a recuperação dos recursos hídricos, que têm sido pressionados pela estiagem prolongada. Goiás, Distrito Federal e outras regiões próximas também devem receber precipitações, embora a intensidade e distribuição das chuvas possam variar.

O relatório mensal do Inmet destacou que, somente em setembro, Cuiabá enfrentou 24 dias com temperaturas acima dos 40°C. Essa sequência de calor extremo é um lembrete das mudanças climáticas que estão afetando o Brasil e reforça a necessidade de estratégias de adaptação, tanto para a população urbana quanto para o setor agrícola, que depende fortemente de condições climáticas mais equilibradas.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.