Não há quem não goste de um bom pãozinho de queijo. Conheça agora duas receitas para juntar toda a família e aproveitar juntos
Por Revista Prazeres da mesa
Uma das receitas mais famosas e populares do Brasil é, sem dúvidas, o pão de queijo. De origem mineira, o salgado conquistou corações por todo o país e é uma opção saborosa, seja para o desjejum, para acompanhar o café no meio da tarde ou em qualquer outra ocasião. E no dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Pão de Queijo.
A receita da quitanda, como dizem os mineiros, tem origem no século XVIII, nas fazendas localizadas no interior de Minas Gerais. Naquele período, o estado começava a se destacar na produção de leites e derivados. No começo, as escravas vindas da África utilizavam farinha de mandioca e polvilho. Para garantir sabor, misturavam o queijo à massa, muitas vezes duro ou envelhecido mesmo.
Para celebrar o Dia do Pão de Queijo, e juntar toda a família também, separamos duas receitas fáceis de se reproduzir em casa. A primeira, da Padaria St. Chico, em São Paulo. E a segunda, de Minas Gerais, encontrada no livro de receitas da mãe da chef Elzinha Nunes, dona Lucinha.
Receita de pão de queijo da Padaria St. Chico
Quem assina essa receita é a padeira Helena Mil Homens. Nascida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ela é uma das sócias da Padaria St. Chico, que conta atualmente com quatro endereços na capital paulista. Este preparo vai render uma porção de até 18 unidades.
Ingredientes
● 4 xícaras de água
● 2 xícaras de óleo
● 6 xícaras de polvilho doce
● 10 ovos
● 6 xícaras de queijo meia cura ralado
● Sal a gosto
Modo de preparo
1 Ferva quatro xícaras com água e duas com óleo. 2 Derrame sobre 6 xícaras de polvilho doce. Mexa com uma colher e deixe
esfriar. 3 Quando estiver em uma temperatura que suas mãos aguentem, junte aos poucos 10 ovos. 4 Amasse até formar uma massa lisa.
5 Junte seis xícaras de queijo meio cura ralado e misture, depois acerte o sal. 6 Faça bolinhas com as mãos untadas com óleo e asse por 35 minutos em forno médio – 170ºC.
Receita da chef Dona Lucinha
A chef mineira Elzinha Nunes, filha de Dona Lucinha, falou com muito orgulho sobre o pão de queijo mineiro e as diferenças do salgado feito em Minas Gerais e em outros estados do Brasil: “A diferença é que o queijo de MG tem pouca acidez, cura fácil. E também tem muita gente que mistura a massa com o queijo desde o início e o mineiro não. Nós deixamos para colocar o queijo já no final. E utilizamos ovo caipira, o que dá uma cor diferente para a massa”.
Ingredientes
- 1kg de goma (polvilho doce ou azedo. A chef Elzinha gosta de utilizar o azedo)
- 1/2kg de queijo meia cura ralado
- 1/2L de leite para escaldar
- 5 ovos
- 2 colheres de mesa de manteiga
- 1 colher de sobremesa de sal
- Leite, o necessário, para o ponto
Modo de preparo
1 Em uma gamela, coloque a goma. 2 À parte, ferver o leite, a manteiga, o sal e deitar sobre a goma para escaldá-la. 3 Enfarinhar a massa com as pontas dos dedos, acrescentar os ovos e sovar muito bem. 4 Aos poucos, pingar leite até achar o ponto de enrolar: então acrescente o queijo e misture sem sovar. 5 Untar as mãos e fazer bolas no tamanho que preferir, colocar em tabuleiro e levar ao forno já quente. 6 Depois de crescer, a temperatura deve ser reduzida para que os pães de queijo possam secar e corar.
Sobre a revista Prazeres da mesa
Prazeres da Mesa
Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.
Foto capa: Rodolfo Regini