Os empresários do comércio varejista de Cuiabá já estão se organizando para o Dia das Crianças, que ocorre no próximo dia 12 de outubro. De acordo com um estudo realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), as vendas relacionadas à data devem crescer 2,5% em comparação ao ano passado, resultando em uma movimentação de aproximadamente R$ 94 milhões na economia local.
Os brinquedos lideram as intenções de compra, sendo a escolha de mais da metade (50,9%) dos consumidores que pretendem presentear as crianças. Além deles, vestuário (29,1%), calçados (10,3%) e eletrônicos (2,9%) como videogames, também aparecem na lista de itens mais procurados. Uma parcela menor dos consumidores optará por aparelhos de telefonia (1,7%) e cosméticos (1,1%), enquanto experiências como visitas a parques e passeios em shoppings serão a escolha de 27,8% dos entrevistados.
Compras de última hora e aumento do gasto médio
Outro dado revelado pelo levantamento da CDL Cuiabá é o perfil dos consumidores, que na maioria (88%) optará por realizar suas compras em lojas físicas, principalmente na região central da cidade e nos shoppings. Quase 90% dos entrevistados afirmaram que só iniciarão a pesquisa por presentes na semana que antecede a data, evidenciando a tendência de compras impulsivas e sem planejamento.
O estudo também indica que o ticket médio está mais elevado este ano, com 22,7% dos consumidores planejando gastar mais em comparação a 2023. Cerca de 74,5% dos entrevistados afirmaram que investirão acima de R$ 100 em presentes.
Cartão de crédito lidera, mas pagamentos à vista crescem
O cartão de crédito se mantém como a forma de pagamento preferida por 34,6% dos consumidores. Contudo, modalidades de pagamento à vista, como dinheiro, cartão de débito e Pix, estão ganhando terreno, representando uma mudança no comportamento de compra em comparação ao ano passado.
Com a expectativa de vendas positivas e um comportamento de compra impulsivo, o comércio de Cuiabá está otimista para o Dia das Crianças, que promete aquecer a economia da cidade.