Circuito Cinema

O Vagabundo | Personagem de Charlie Chaplin faz 100 anos

 
Em sua autobiografia, Chaplin explica a criação espontânea do personagem: "Não tinha ideia de que maquiagem usar. Não gostei do meu visual como repórter [em Carlitos Repórter (Making a Living, 1914, primeiro filme com Chaplin)]. Porém, no caminho para o figurino pensei em usar calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu formal. Queria que tudo fosse uma contradição: as calças largas, o paletó justo, o chapéu pequeno e os sapatos grandes. Não sabia se devia parecer velho ou jovem, mas lembrando que [o produtor Mack] Sennett esperava que eu fosse um homem bem mais velho, adicionei um pequeno bigode que, pensei, me daria maturidade ser limitar minha expressão. Não tinha ideia de como seria o personagem. Mas no momento em que me vesti, as roupas e a maquiagem fizeram com que me sentisse como a pessoa que ele era. Comecei a conhecê-lo e no momento em que entrei no set ele está completamente formado".
 
Depois de resistir por anos ao cinema falado, estrelando em inúmeros curtas e longas, Chaplin aposentou oficialmente O Vagabundo (ou Carlitos, como ficou conhecido no Brasil) em Tempos Modernos (1936). Alguns dos seus trejeitos foram mantidos no barbeiro de O Grande Ditador (1940), sempre refletindo os ideais sociais de seu criador, mas o personagem seguiu mesmo, ao lado de Paulette Goddard, por uma estrada infinita em direção ao horizonte. Sempre sorrindo.
 
Omelete

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Cinema

“Cowboys do Espaço” não é um grande filme, mas diverte

Não é impossível que venha a enfrentar a concorrência dos "Cowboys do Espaço" (HBO Family, 20h45, 12 anos), velhos candidatos
Circuito Cinema

Novo filme de Wagner Moura mostra pai em busca do filho desaparecido

O longa de estreia de Luciano Moura venceu o prêmio de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio