Fazendo uma varredura no Sistema Fiplan, o Circuito Mato Grosso constatou que somente em 2013 o Cepromat pagou R$ 24.163.999,85 a terceirizadas. Além disso, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) disponibilizou uma Ata de Registro de Preços no valor de R$ 50 milhões, e cuja empresa vencedora foi a Gendoc, para a realização de serviços de digitalização de documentos.
A ‘superempresa de TI’ vai congregar serviços das mais diversas áreas tecnológicas, colocadas num único lote, e terá contrato de 60 meses para suprir as demandas do Estado. Esse prazo leva o próximo governo a ficar completamente refém e engessado na área durante todo o mandato, mesmo que a ganhadora do certame apresente alguma deficiência técnica.
E apesar de o projeto contemplar vários segmentos distintos da tecnologia da informação, a contratação será feita pela modalidade de pregão presencial que permite que as propostas sejam apresentadas em apenas oito dias úteis, ou seja, não permitindo que grandes grupos, inclusive nacionais, tenham tempo hábil para analisar e participar da disputa.
Para que o governo de Mato Grosso possa implantar a tecnologia de ponta presente no MT Digital seria necessária uma reforma geral nos prédios públicos dotando-os de infraestrutura capaz de suportar os novos recursos tecnológicos. Isso demandaria um esforço das equipes de governo para que se pudesse aprontar a máquina do Estado a fim de receber os novos componentes.
Durante a audiência pública para discutir o MT Digital, no final do ano passado, o maior enfoque foi na área de segurança, uma vez que, segundo exigência da Fifa, todas as transmissões de dados, sejam de voz ou imagens, devem ser digitais.
O MT Digital promete Tecnologia IP (equipamentos digitais que funcionam a partir de uma conexão em rede, com base nos padrões Ethernet ou wi-fi) possibilitando mais mobilidade com tecnologia de voz 4G (sigla para a quarta geração de telefonia móvel) e que está baseada totalmente em IP, sendo um sistema e uma rede alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio e computadores.