Esportes

1ª parcela do empréstimo do VLT vence em 30 dias e obra segue inerte

 
Apesar de se tratar da obra mais cara com vistas à Copa 2014, é a mais atrasada. Os trilhos devem chegar apenas até a ponte Júlio Muller, no bairro do Porto, quando o previsto era chegar aos terminais do CPA e do Tijucal, no Coxipó, com extensão de 22 quilômetros.
 
Mesmo diante de todos os problemas no processo de construção do VLT, em dezembro do ano passado o governador Silval Barbosa chegou a anunciar que os primeiros testes operacionais do modal, principal obra de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa de 2014, deveriam ser feitos a partir de fevereiro de 2014 em Várzea Grande. 
 
Até o momento também não houve nenhuma movimentação para a construção da Estação do Porto – uma das quatro que estão previstas no projeto do VLT e que é necessária para marcar o final do primeiro trecho ativo do modal na Copa. A estação deve ser construída em uma área de aproximadamente 10 mil m², que hoje é ocupada por parte do Atacadão, na Avenida XV de Novembro. 
 
Esta semana o trecho da Alameda Júlio Müller, perto da ponte Júlio Muller, que liga a região do Porto em Cuiabá à Avenida da FEB, em Várzea Grande, foi interditado para obras de drenagem antes da instalação dos trilhos.
 
O assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Josemar Sobrinho, disse que a previsão para a conclusão dessa obra é de oito dias. Quando essa fase da obra for concluída, deve ser feito o bloqueio parcial da Avenida da FEB, no trecho da ponte Júlio Müller, no sentido Várzea Grande-Cuiabá. Essa etapa dos trabalhos que ainda será executada ainda não tem previsão para ser concluída.
 
Polêmica – Por constar na Matriz de Responsabilidade, o VLT contou com facilidades como a licitação por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que motivou ação do Ministério Público Estadual (MPE), em 2012, sob o argumento de que a obra não ficaria pronta para a Copa 2014.
 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos