Cidades

Faixa exclusiva ainda gera polêmica e está prestes a ser ampliada

 
Na medida em que os motoristas tentam se acostumar com o corredor exclusivo e embora existam contestações em relação ao sistema, já no próximo mês uma nova via na região central da cidade passará a contar com a faixa exclusiva: trata-se da Avenida Getúlio Vargas.   
 
O diretor de Trânsito da SMTU, Michell Diniz, conta que os trabalhos que antecedem a implantação da faixa, como a poda de árvores e a sinalização no decorrer da via, por exemplo, já estão sendo realizados.  Assim como já ocorre na Isaac Póvoas, com o trânsito exclusivo de ônibus na Getúlio Vargas já nos primeiros dias de março, fica proibido o tráfego de veículos de passeio e a utilização do lado direito da pista como estacionamento. Lembrando que a multa para quem for pego nessas condições é de R$ 52 e a perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
A fiscalização da faixa exclusiva que hoje é realizada pelos agentes de trânsito, popularmente conhecidos como ‘amarelinhos’, será reforçada nos próximos meses com a instalação da sinalização eletrônica nas principais vias da cidade. “A partir daí, teremos o controle aprimorado em 100% e a fiscalização eletrônica ajudará a coibir infrações desta natureza”, afirma Diniz. 
 
O diretor avalia os primeiros meses de implantação do corredor exclusivo de forma positiva. Ainda segundo ele, a adoção deste sistema não interfere negativamente no trânsito na Capital. Em outra ponta, no entanto, a população se divide quanto à implantação do sistema. Aqueles que utilizam o transporte público coletivo, por exemplo, veem com bons olhos a medida, já que a velocidade média dos ônibus que trafegam na faixa passou de aproximadamente 10 km/h para 22 km/h, diminuindo o tempo das viagens e dando maior fluidez ao transporte público.
 
“Acredito que é uma medida válida e que facilita a vida de quem precisa andar de ônibus. Eu particularmente acredito que falta ser mais bem fiscalizado, porque a gente sempre percebe uns apressadinhos que querem se aproveitar do corredor do ônibus”, afirma o comerciante Vaildo Sales.  
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.