Cidades DESTAQUE 3

Projeto de requalificação de vias na região central da capital é apresentado; obras começam nesta semana

O projeto de requalificação de vias do Centro Histórico de Cuiabá foi apresentado nesta segunda-feira (22), durante reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. As obras fazem parte das iniciativas da CSMobi, como contrapartida pela implantação do sistema rotativo em Cuiabá.

A primeira fase da revitalização começa nesta quarta-feira (24), com recuperação de calçadas na Avenida Isaac Póvoas até a Avenida Dom Bosco (Centro Sul), além da Avenida Generoso Ponce. Com foco na acessibilidade, esta fase terá cinco etapas. De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, tirar o projeto do papel é fundamental, mas o setor ainda tem apontamentos para ajustes.

“É muito importante ter o início das obras como a gente vem cobrando. No entanto, observamos que tem parte do Centro Histórico que não foi contemplada e, de imediato, já solicitei à assessoria a elaboração de documento para que essa revitalização seja feita por completo em todo o Centro Histórico”, afirmou o presidente.

Lojista no Centro de Cuiabá, Sandro de Oliveira também destacou a necessidade de contemplação para todos os comerciantes. “Foi muito importante esse passo que deram de olhar para a nossa região. Acredito que está faltando olhar para o outro lado do Calçadão, que seria a Candido Mariano, Ricardo Franco, Galdino Pimentel. Ali tem muitos lojistas que trabalham há bastante tempo e merecem ser contemplados”.

“O começo das obras trará alívio de que logo teremos melhorias na área central”, disse.

O sistema rotativo engloba também a construção e operação do novo Mercado Municipal Miguel Sutil; a requalificação das vias locais; a modernização do mobiliário urbano.

“Hoje trouxemos um cronograma para divulgar e pedir o apoio dos lojistas. É uma novidade boa que fizemos questão de compartilhar com a CDL. Esta semana a equipe já estará em campo para o início das obras e a expectativa está alta”, destacou Kenon Mendes, gerente Geral de Operação do Consórcio CS Mobi Cuiabá.

Estacionamento Rotativo

O sistema entrou em vigor em novembro de 2023 e é operado por meio de uma Parceria Público Privada com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões. Há 100 parquímetros instalados em Cuiabá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.

“Depois de um período com sérias barreiras burocráticas, licenças ambientais, a empresa vai começar as obras e veremos a prestação de serviços”, pontuou diretor presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues.

Isenção

Os usuários com Deficiência (PCD) não pagam, no entanto, devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, não pagam.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.