Com as atividades retomadas na manhã desta terça-feira (16), a Balsa Ecológica deve retirar até dezembro cerca de 150 toneladas de lixo oriundo do descarte irregular no Rio Cuiabá. A ação, implementada na gestão de Emanuel Pinheiro, é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb.
O serviço é realizado de segunda a sábado, percorrendo aproximadamente cinco quilômetros, com o itinerário que vai da Ponte Nova até a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a duas toneladas a menos de carga poluente no leito do Rio Cuiabá.
“A previsão é a retirada de 150 toneladas de lixo até o final deste ano, material oriundo de descarte irregular feito na cidade, seja nas bocas de lobo, nos córregos ou até mesmo nas margens do rio. Tudo acaba chegando no leito do Rio Cuiabá. Então, recolhemos esse material, armazenamos e destinamos para o aterro sanitário”, explicou o diretor-geral da Limpurb, João Carlos Hauer.
Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada.
A equipe que atua na embarcação é composta por um piloto e um coletor. Durante a viagem, os compartimentos são cheios de garrafas PET, sacolas e cadeiras plásticas, isopor, restos de brinquedos e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.
“A ação faz parte dos serviços exigidos à Locar Gestão de Resíduos. No entanto, a Limpurb sempre está fiscalizando e fazendo as inspeções na balsa, a fim de garantir qualidade e eficiência no trabalho, e para que os resultados sejam sempre satisfatórios para a população e para o meio ambiente”, pontuou a coordenadora técnica de Resíduos Sólidos da Limpurb, Raquel Caroline.
Foto: Davi Valle
Fonte: SECOM – MT