Por Assessoria
Na região Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso oferece destinos históricos e culturais
Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso chama a atenção dos turistas e viajantes por conta das belezas naturais, históricas e culturais que alguns destinos agregam. Com a natureza como um dos grandes focos, trata-se de um estado que engloba três tipos de biomas. Quem o visita consegue se deparar com a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal.
Pantanal
Para conhecer o Mato Grosso, um dos destinos indispensáveis para os viajantes é o famoso Pantanal. Fonte de inspiração até mesmo para a teledramaturgia brasileira, é um dos pontos turísticos mais procurados por quem deseja explorar este lado do estado.
Com uma fauna e flora extremamente variadas, os roteiros permitem que os turistas tenham contato com as espécies nativas, proporcionando uma forte conexão com questões relacionadas à preservação ambiental, por exemplo, e com o lado biológico e geográfico que a região oferece. Além disso, nas redondezas, há uma grande variedade de hotéis e restaurantes com pratos típicos da região.
Vila Bela da Santíssima Trindade
Ideal para quem deseja conhecer a história do Mato Grosso, por muitos anos, essa cidade foi considerada a capital do estado, e hoje é repleta de traços históricos da cultura e do povo negro. Com fronteira com a Bolívia, além dos destinos históricos, a cidade ainda apresenta diversas paisagens naturais, incluindo as margens do famoso Rio Guaporé.
Também é considerada a cidade mais antiga do estado, o que justifica a denominação de “capital mais velha do estado”. Fundada em 1752, é um destino imperdível para conhecer a história da região.
Cuiabá
A principal cidade do estado, capital do Mato Grosso, também não poderia ficar de fora dos destinos ideais para quem quer conhecer a história do estado.
Para quem deseja explorar a cidade, o uso de umcarro por assinatura em Cuiabá pode ser ideal para conhecer tudo o que ela oferece. Com o veículo, a pessoa consegue chegar a destinos como as famosas igrejas e o centro histórico, repleto de elementos culturais e de artesanato. É um ótimo destino para quem nunca visitou o estado e quer conhecer pela primeira vez.
Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães fica localizada a pouco mais de 70 quilômetros de Cuiabá. Trata-se de um local com paisagens que prezam muito pela natureza. Entre os destinos, há cachoeiras, paredões de pedras e vários locais para ter um contato mais intenso com a natureza. Dentre as opções, uma das mais famosas e mais procuradas por turistas é a Cachoeira do Véu de Noiva.
Com alguns sítios arqueológicos disponíveis para visitação, a Chapada dos Guimarães também oferece uma variedade de opções para quem se interessa por história e deseja aprender mais com estudos de campo.
Crédito:Jeferson Prado/iStock