A mãe de todas as feiras de arte
A maior feira de arte e de maior prestígio no mundo é algo imperdível para colecionadores e amantes da arte. Participar da Art Basel é para as galerias como ganhar uma condecoração: entre o número recorde de 1100 inscritos para ocupar um espaço na Art Basel 2024, onde somente 308 proprietários de galerias de toda parte do mundo foram selecionados.
A Art Basel foi fundada em 1970 pelos galeristas suiços Trudl Bruckner, Hilt Balz e Ernst Beyeler. As feiras do período inicial eram bem diferentes das hoje, já que naquela época, quem quisesse poderia expor as suas obras.
A Art Basel reflete as tendências, não apenas dos artistas, mas também dos compradores. Este fato já era evidente antes mesmo da crise financeira, quando a arte contemporânea foi comercializada como investimento especulativo. Em 2008 os organizadores se interessaram por esculturas e obras de grande porte com a finalidade de suprir a demanda de uma nova classe de colecionadores. Mas acima de tudo a Art Basel reflete as tendências artísticas dentro do cenário mundial da atualidade.
Por que a maior feira de arte do mundo acontece justamente na Suíça? “A cidade da Basileia está localizada em um triângulo fronteiriço de fácil acesso, às margens do rio Reno e na fronteira com a Alemanha e França, tem uma vasta programação cultural e uma grande rede de colecionadores” sendo esse um grande trunfo para a Suiça. A Basiléia (Basel em alemão) é considerada o coração artístico da Suiça e exerce grande influência em toda a Europa.
Vale a pena a visita pois, além de ser diferente das feiras convencionais é um colírio para os olhos e definitivamente um deleite para a alma.
(Este artigo foi escrito por Cristiane Georges Zommerfelds, dedicada aos movimentos das novas tendências mundiais).