Um homem apontado como uma das lideranças de uma facção foi alvo de mandados nesta terça-feira (2), no município de Rondonópolis (210 km de Cuiabá). De acordo com a polícia, mesmo detido na Penitenciária da Mata Grande, o suspeito comandava o crime organizado por meio de aparelhos celulares, pelos quais ordenava homicídios e outros delitos.
A ação faz parte da segunda fase da Operação Alcatraz, deflagrada pela Polícia Civil. As investigações conduzidas na 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, em andamento há aproximadamente seis meses, identificaram que detentos utilizam de aparelhos celulares de dentro do presídio para determinar a prática dos crimes.
Na unidade prisional foi dado cumprimento ao mandado de prisão contra o detento alvo da operação. Durante buscas em sua cela, foram apreendidos diversos objetos, dentre eles, um aparelho celular, cinco chips de telefone, um cartão de memória, três cabos e carregadores de celular, um retroprojetor de imagens (tipo canhão), uma caixa de som e dois fones de ouvido.
A operação integra os trabalhos da Operação Erga Omnes, coordenada pela Diretoria da Polícia Civil, com foco no combate à atuação de facções criminosas em todo o estado de Mato Grosso.