Um grupo formado por 18 empresários mato-grossenses embarcou em mais uma missão técnica internacional, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), rumo às maiores feiras de energia solar do mundo, a SNEC PV Power Expo (China) e a Intersolar Europe (Alemanha).
Ambos os eventos integram a cadeia da indústria fotovoltaica e tem o objetivo de oferecer oportunidades tecnológicas inovadoras, de networking e de desenvolvimento profissional para os pequenos negócios que desejam se manter atualizados com o setor e impulsionar o crescimento do mercado.
Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, que liderou a comitiva de empresários na ‘Missão Técnica Internacional Solar Power Experience’, as baterias para as placas solares foram uma das grandes novidades encontradas durante as convenções.
“Além de energia solar, também pudemos conhecer inovações do mercado e explorar novas marcas e produtos, como o hidrogênio verde que é uma nova tecnologia. Outra novidade foram as baterias que representam uma grande virada para a questão do armazenamento de energia. É uma revolução que pode contribuir com uma tecnologia mais acessível para armazenar energia. Essa iniciativa do Sebrae Mato Grosso visa justamente fortalecer o mercado brasileiro de energias renováveis, trazendo inovação e novas oportunidades de negócios para Mato Grosso”, enfatizou o diretor.
Dentro das feiras, os empresários tiveram acesso a exposições, conferências e painéis de discussão sobre tendências e desafios da indústria. A primeira parada foi em Xangai, onde participaram da feira SNEC PV Power Expo, de 11 a 15 de junho. Além do evento, os participantes da missão técnica internacional visitaram empresas e tiveram encontros importantes com empresários chineses.
O segundo destino foi Munique, onde os empresários deram início a Intersolar Europe, de 19 a 21 de junho, para discutir o futuro da energia solar e das tecnologias renováveis, no Centro de Convenções o grupo visitou uma usina fotovoltaica no telhado. Além da feira, as visitas técnicas incluíram a fábrica da Fronius, famosa pelos seus inversores solares de alta tecnologia, e a Fenecon, empresa líder no desenvolvimento de soluções avançadas de armazenamento de energia.
O analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Thiago Tavares, avalia a missão técnica positivamente para o empresariado mato-grossense, tendo em vista o interesse do mercado internacional em parcerias com o mercado brasileiro.
“Tivemos uma experiência muito proveitosa voltada aos negócios, do início ao fim. Houve a busca de parcerias para a entrar no mercado brasileiro, tanto de módulos, inversos, carregador, de tudo quanto é tipo de produto voltado à energia solar. Muitas empresas asiáticas ficaram interessadas no mercado internacional devido à sua qualidade e ao potencial de quota de mercado (market share), isso demonstra muitas oportunidades para o mercado de energia fotovoltaica mato-grossense”, afirma o analista.
De acordo com o gestor de Negócios Internacionais do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, a missão técnica idealizada pelo Sebrae/MT tem como objetivo promover a internacionalização das pequenas empresas no estado para o desenvolvimento estratégico.
Nesta edição, a ‘Missão Técnica Solar Power Experience’ contou com a parceria da empresa ABSolar e do Sindenergia-MT (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso).