Um tamanduá-bandeira adulto, após ser atropelado e passar por um trauma na cabeça, foi devolvido ao seu habitat natural em Mato Grosso. O animal foi encontrado na BR-163 e resgatado por uma equipe da concessionária responsável pela rodovia, em Jangada, a 82 km de Cuiabá.
Levado para o Hospital Veterinário da UFMT, o tamanduá, um macho de 38,5 kg, estava desidratado e com escoriações, principalmente nas patas esquerdas. Após cuidados, incluindo a remoção de fragmentos plásticos, possivelmente do veículo que o atropelou, o animal recebeu tratamento para dor e trauma na cabeça.
Apesar de ter sofrido uma lesão no tecido cerebral, o tamanduá não apresentou sequelas e teve uma recuperação surpreendente. Após três dias em estado semicomatoso, ele recebeu alta após oito dias internado na UFMT.
O animal foi solto na natureza próximo à pousada Aymara, na Rodovia Transpantaneira, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. Assim que o recinto foi aberto, o tamanduá correu de volta à natureza.
Este é o segundo tamanduá-bandeira solto na região em uma semana. Miga, uma fêmea resgatada filhote durante incêndios florestais em Poconé, foi levada para a Transpantaneira para readaptação à vida selvagem após anos em cativeiro. Ela está em processo de aclimatação e em breve será solta pela ONG Ampara Silvestre.