Oito detentos do Centro de Ressocialização de Várzea Grande, conhecido como Cadeia do Capão Grande, na região metropolitana de Cuiabá, tentaram fugir na madrugada de domingo (5). Cinco deles foram recapturados, mas outros três ainda estão foragidos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) identificou os foragidos como Alexandre Pacheco, 27 anos, Ezequias Narciso Silva, 41 anos, e Everton Venancio do Nascimento, de 22 anos.
A tentativa de fuga ocorreu através de um buraco cavado em uma das celas. A Sesp-MT informou que um procedimento administrativo foi aberto para investigar as circunstâncias do incidente.
Em março deste ano, a Justiça determinou a interdição parcial do Centro de Ressocialização devido à superlotação. A unidade, que tem capacidade para 192 pessoas, abrigava 318 reeducandos, o que representa mais de 160% da capacidade total.
Um relatório analisado pelo Judiciário apontou diversas irregularidades na unidade, como baixo efetivo, infestação de escorpiões, ambientes danificados pelo mofo e sujeira, além da falta de medicamentos.
O juiz determinou que a unidade tenha no máximo 30% da população carcerária acima da sua capacidade, concedendo um prazo de 120 dias para a transferência dos 128 reeducandos excedentes para outras unidades.