Na noite do último domingo (28), em Sorriso, uma operação realizada por policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) resultou na prisão de dois homens, de 23 e 22 anos, acusados de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Durante a intervenção, sete armas de fogo, supostamente vinculadas a uma facção criminosa local, foram confiscadas.
O incidente começou quando as forças de segurança, alertadas pelo departamento de inteligência sobre um veículo Cobalt preto suspeito de ser utilizado em assaltos na região, localizaram o carro estacionado próximo a uma loja às margens da BR-163. Ao revistar o veículo e um dos suspeitos, os oficiais encontraram uma pistola 9mm com a numeração raspada e carregada com 15 munições. O suspeito detido admitiu que a arma seria entregue a um cúmplice para cometer crimes contra rivais de outra facção.
No momento da abordagem ao primeiro suspeito, o segundo envolvido se aproximou do local e foi imediatamente detido pela polícia, que confirmou as intenções já relatadas pelo comparsa.
Em depoimento, o primeiro detido revelou que em sua residência estavam armazenadas mais armas a pedido da facção criminosa. A polícia se dirigiu ao local indicado e encontrou seis armas adicionais, incluindo duas pistolas, dois revólveres calibre .38, e dois fuzis calibre 12, além de 280 munições, carregadores e máscaras balaclavas.
Os indivíduos foram presos em flagrante e todo o material apreendido foi encaminhado, junto aos detidos, para a delegacia de Sorriso, onde foram tomadas as medidas cabíveis e registrado o boletim de ocorrência.