Por Lucas Bellinello
A capital de Mato Grosso completará 305 anos nessa segunda-feira
Uma celebração emocionante está sendo preparada para marcar os 305 anos de Cuiabá, e a música regional será a protagonista desse espetáculo especial. Na véspera do aniversário da capital mato-grossense, no dia 07 de abril, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros será palco de mais um emocionante concerto da renomada Série Araguaia, apresentada pela Orquestra CirandaMundo.
Intitulado “O Coreto de Mestre Albertino”, o espetáculo é uma homenagem ao legado musical de José Albertino da Silva, também conhecido como Mestre Albertino, um dos grandes compositores cuiabanos e defensor fervoroso da música regional.
Este concerto trará novos arranjos de suas composições, incluindo rasqueados, valsas e dobrados. A Orquestra CirandaMundo, para esta ocasião especial, será composta apenas por instrumentos de sopro e percussão, seguindo o estilo das tradicionais bandas marciais.
O projeto, idealizado por Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda, em parceria com uma das filhas de Mestre Albertino, tem como objetivo resgatar parte da obra do compositor, que estava correndo o risco de cair no esquecimento.
Além de prestar uma merecida homenagem, a iniciativa visa incentivar a retomada das músicas de Mestre Albertino, especialmente no contexto das bandas musicais.
Mestre Albertino, uma figura ilustre de Cuiabá, deixou um legado musical significativo. Nascido em 1906, ele ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso na adolescência, onde aprimorou suas habilidades como instrumentista. Além de sua carreira militar, contribuiu para a formação de bandas e fanfarras, deixando um impacto duradouro no cenário musical de Mato Grosso. Falecido em 1995, seu vasto repertório abrange diversos estilos musicais, como valsas, choros, sambas, polcas e o emblemático rasqueado cuiabano.
Luiz Ipolito, regente responsável pela condução do concerto, destaca a importância de Mestre Albertino como um ícone da música cuiabana, cuja habilidade em escrever e organizar arranjos influenciou várias gerações. Durante a apresentação, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e o legado desse grande mestre, com o ator Sandro Lucose compartilhando memórias e informações que enriquecerão a experiência musical.
Este concerto especial em homenagem aos 305 anos de Cuiabá é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL). Os ingressos estão à venda por R$ 2,00 mais um brinquedo, novo ou usado em bom estado de conservação, e podem ser adquiridos na Casa de Bembem, sede do Instituto Ciranda, localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3963.
Além de eventos como este, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania dedica-se há duas décadas a promover ações nas áreas de educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. Com mais de 800 alunos atendidos nos polos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS), o Instituto Ciranda tem sido um agente de mudança na vida de muitos jovens, oferecendo aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da capital cuiabana, na emblemática Casa de Bembem.