Mundo Tecnológico

Tomada inteligente reduz consumo e desliga sozinha

 
O Parce é um conector que faz a mediação entre a energia que sai da sua tomada na parede e os seus gadgets. Ele pode se ligar à internet e permite que você comande remotamente o quanto cada eletrônico e eletrodoméstico pode consumir de eletricidade.
 
Por meio de conexão Wi-Fi, o Parce emite informações que podem ser conferidas pelo computador ou celular, avisando o usuário do que mais está consumindo energia. O adaptador também é capaz de entender quando algo está em stand-by e, caso o gadget permaneça assim por um bom tempo, o usuário pode receber uma mensagem pedindo permissão para desativar o dispositivo sozinho.
 
 
Em resumo, ele praticamente cuida sozinho das tomadas da residência, desligando aparelhos que não precisam estar ligados, sem que você nem precise estar perto de casa. 
 
O gadget também seria capaz de aprender os hábitos do usuário conforme o seu uso e oferecer configurações personalizadas dependendo do horário. Segundo os criadores, ele sabe a que horas você costuma assistir TV e os momentos em que a energia é mais necessária, mesmo com você longe de casa.
 
Para o projeto sair do papel, no entanto, seus criadores estão fazendo uma "vaquinha" no IndieGogo para arrecadar US$ 100 mil e a previsão de entrega é de novembro de 2014. A reserva de uma unidade do Parce, no entanto, não ficará barata: cada um dos adaptadores custará US$ 70. Considerando a quantidade de tomadas em uma casa, o custo para ocupar cada uma com uma Parce pode superar tranquilamente os US$ 700.
 
Olhar Digital
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados