Por Lucas Bellinello
Além de MT, outros 16 estados também foram reconhecidos como livres da doença
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou hoje que 17 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, foram oficialmente reconhecidos como livres de febre aftosa. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (25).
Além dos dois estados mencionados, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal também receberam o reconhecimento.
A medida, que entra em vigor a partir de 2 de maio de 2024, implica na proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nestes estados. Contudo, a utilização da vacina só será permitida mediante autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.
O armazenamento e comercialização das vacinas contra a febre aftosa poderão ser excepcionalmente autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).