Por Lucas Bellinello
Além dele outras 59 pessoas também serão investigadas
A Polícia Civil realizou uma ação chamada Operação Follow The Money, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, nesta manhã (21). O objetivo era prender pessoas envolvidas em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Um DJ era responsável por transferir o dinheiro.
A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop e envolveu um total de 136 ordens judiciais. Foram realizadas 56 buscas em casas, 60 prisões temporárias, bloqueios bancários, sequestros de bens e a suspensão das atividades de uma farmácia em Cuiabá.
Além do DJ, familiares e o líder da organização criminosa em Sinop foram alvos da operação. O chefe da organização já estava preso em Cuiabá, e até a cela dele foi revistada.
A ação se estendeu por várias cidades de Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul. As investigações começaram com a apreensão de maconha em uma chácara em Sinop, em julho de 2022.
A partir dessa descoberta, a polícia revelou um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas fantasmas e reais. O DJ de Sinop tinha um papel importante na transferência de dinheiro. Os recursos eram usados para manter familiares de líderes de facções criminosas que estavam presos.
Uma das empresas envolvidas era uma farmácia em Cuiabá, que teve suas atividades suspensas judicialmente. Os medicamentos apreendidos serão doados à secretaria de saúde do município.