A Polícia Federal concluiu as ações operacionais de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá), com o cumprimento mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo com a deflagração das Operações Mina do Bananal e Mina de Ernesto. Os trabalhos, que resultaram na prisão em flagrante de 18 pessoas, foram finalizados no último sábado (2).
Foram seis dias de trabalho em região de mata fechada, para alcançar os pontos de usurpação de matéria-prima da União por extração ilegal de ouro.
No primeiro dia de ação, segunda-feira, 26/02, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Houve a apreensão de 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos.
Já nos vários pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi apreendida pela Polícia Federal e será destinada à órgãos de segurança pública.
No local foram destruídos duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de dois frascos contendo mercúrio.
Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.