Por eu ser a minha pessoa favorita, eu me preocupo com a saúde. Sabemos que a base para a saúde é ter uma alimentação saudável e adequada . Isso porque além de fornecer energia e bem-estar, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter a composição corporal normal, boa memória etc.
Um cardápio adequado em nutrientes ajuda a manter a defesa do organismo contra doenças, melhora o humor, melhora a qualidade do sono, previne o envelhecimento precoce, melhora a digestão. Uma alimentação saudável requer quantidades e qualidade certas, sem exageros, com alimentos que forneçam proteínas ( carnes magras, ovos, peixes, feijões, lentilha, ervilha, grão de bico-quinoa),carboidratos(frutas, legumes, cereais integrais, grãos),gorduras ( azeite- abacate- coco),fibras( cereais integrais, grãos, folhosos, frutas com casca e bagaço), vitaminas e minerais (frutas, verduras, legumes).
A diversidade de grãos, verduras, legumes , frutas e carnes magra ou ovo ou peixes ou frango, devem fazer parte das refeições diárias. É importante evitar alimentos ultra processados pois, na maioria das vezes, contém corantes, conservantes, excesso de sódio e açúcares em grande quantidade.
Outras dicas importantes são: comer quando sentir fome e não de 3 em 3 horas, substituir biscoitos e bolachas por frutas, optar por farinha integral no lugar da branca, incluir gorduras boas como coco, abacate, manteiga, castanhas, cacau e evitar frituras.
No lugar do açúcar use adoçante stévia ou melhor experimentar o alimento com seu sabor natural sem adoçar, isto é o mais inteligente e saudável. Evite refrigerantes e sucos industrializados. Prefira refeições com menos sal. Coma 1 ou 2 frutas por dia, de preferência com casca ou bagaços. Beba água adequadamente (35 ml por Kg de peso corporal).