A maioria dos mato-grossenses (95%) planeja descansar nesse feriado de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, segundo aponta a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Carnaval 2024, realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). A sondagem, realizada em todo estado, mostra que o turismo será um dos setores mais demandados. Já os segmentos que atuam com alimentação, confecções de fantasias, adereços serão os mais procurados pelos foliões, que pretendem gastar em média R$317, no período.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 22 de janeiro deste ano, o setor turístico deve ser o mais procurado em Mato Grosso. “A maioria dos entrevistados (95%) quer descansar no Carnaval, e, os principais destinos estão relacionados a atividades turísticas, como pousadas, balneários e parques, por exemplo. Muitos também pretendem descansar em casa, assistindo a filmes e séries”, diz Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.
E, na expectativa de faturar mais, a dona da pousada Bom Jesus, em Nobres (a 120 km da Capital), Amanda Almeida, conta que já se prepara para receber os foliões do descanso. “A nossa estimativa é de aumentar em cerca de 15% as vendas, tanto que 90% dos quartos da nossa pousada já estão reservados, estamos tendo muitas solicitações para o feriado de Carnaval”, falou.
A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, observa que a busca por locais tranquilos reflete um momento em que as pessoas estão à procura por relaxar e ter contato com o meio ambiente. “Elas querem aproveitar esses momentos para poder se desconectar da rotina agitada e restabelecer conexões com a natureza. Essa é a nova era do turismo, em que o propósito é entregar algo que vai além do tradicional para o turista. São vivências e experiências, oferecidas como a gastronomia, lembrancinhas, por exemplo”, fala.
Com atuação consolidada em todo estado, o Sebrae Mato Grosso elaborou recentemente um catálogo de roteiros turísticos do estado. “Esse material é o resultado de anos de atuação do Sebrae/MT em todas as regiões de Mato Grosso, então as pessoas que buscam lugares para descansar, podem se orientar sobre as possibilidades de turismo que temos no entorno de Cuiabá e em todo Estado”, sugere Marisbeth. O catálogo está disponível AQUI
Pequenos negócios
As opções de atividades e experiências devem fazer a diferença na escolha de um roteiro. Para auxiliar os donos de pequenos negócios na conquista desse público, a gestora de Turismo do Sebrae/MT dá algumas dicas. “Este é o momento em que os donos de pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo devem aproveitar. É uma oportunidade para atender bem os seus clientes, ao oferecer não só um serviço, mas uma experiência. Por exemplo, o segmento da hospedagem pode criar um mimo para surpreender os hóspedes. A ocasião também é para família, então pensar nas crianças ao criar atividades e memórias”, sugere.
A folia
A pesquisa realizada pelo Sebrae/MT também mostrou que entre os outros 5% dos respondentes que planejam celebrar o Carnaval, 61% deles devem curtir a folia em blocos de rua. Outros 28% afirmaram que as festas privadas devem ser o destino.
O município de Nossa Senhora do Livramento (a 39 quilômetros de Cuiabá) deverá ser o destino da maioria dos foliões mato-grossenses. De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio de Almeida Maciel, a expectativa de público é de 5 mil pessoas, no tradicional Carnaval da cidade, o “Banana Folia 2024”, que terá programação para os dias 10,11 e 12 de fevereiro.
“O nosso Carnaval é uma celebração para toda família. Estamos preparando a festa na nossa praça Central, com feira gastronômica, apresentações musicais e a recepção dos blocos de rua, oportunidade para os pequenos negócios lucrarem mais. E, neste ano, a concentração dos blocos será na entrada da cidade, a partir das 17h, com saída em desfile em direção à praça às 22h. O evento segue até às 4h da manhã. No domingo teremos uma programação especial para as famílias que querem curtir com as crianças”, explicou José Eugênio.
Ainda conforme a pesquisa, fora do estado, Florianópolis (SC), foi o local mais citado pelos entrevistados.
Gastronomia e economia local
Segundo a pesquisa, o gasto médio previsto por cada folião será de R$320. Alimentação (72%) e fantasias e adereços (15%) serão as áreas com maior procura.
Para Marisbeth Gonçalves, as festas de Carnaval são uma excelente oportunidade para outros segmentos dos pequenos negócios. Entre eles, o de comidas rápidas, adereços, atrações musicais e eventos são exemplos de atividades que impulsionam a economia local.
“A realização de eventos durante o Carnaval pelos municípios é uma estratégia de atuação que impulsiona a economia e a cadeia produtiva. Nesta edição do Livramento, por exemplo, haverá toda uma conexão com os pequenos negócios. A gastronomia é um segmento muito beneficiado nesta ação, especialmente a comida de rua, com alimentações rápidas e leves”, cita a gestora.
E para o setor turístico que recepcionará boa parte do público que procura descanso, a sugestão gastronômica é de pratos mais elaborados. “É pensar em sabores e momentos que criem memórias afetivas. Uma gastronomia com a característica regional, para que seja mais uma experiência ao turista daquele território ou destino. Sugiro ao empreendedor que elabore algo que possa transformar o almoço em uma experiência, por exemplo, que seja um momento de conexão com a família. Então as empresas do setor também precisam se preparar para oferecer um ambiente adequado, uma alimentação que tenha uma história”, finaliza Marisbeth.
Pesquisa
A pesquisa contou com 990 respondentes de vários municípios de Mato Grosso. A metodologia aplicada foi a quantitativa, com entrevistas via telefone, realizada entre os dias 26/12/2023 e 22/02/2024. A margem de confiança da pesquisa é de 95%, sendo 5% de erro.
“O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar as intenções de compras e comemorações dos mato-grossenses para o Carnaval deste ano. E, traçar o perfil desses consumidores é fundamental para os empresários de cada setor, pois com esses indicadores eles podem formular as melhores estratégias de vendas e promoção de seus produtos, além de se prepararem para atender esse público”, justifica Jaqueline Trentino.