Cidades

Opção ao Simples Nacional 2014 vai até o dia 31 de janeiro

Segundo a gerente de Informações de Outras Receitas da Sefaz, Eliana Sousa de Oliveira Guerrize, os contribuintes mato-grossenses que efetuarem a opção até o dia 31 de janeiro, mas apresentarem irregularidades, não saneadas até a data, terão o pedido indeferido, não se enquadrando ao Simples Nacional. “Todas as pendências com o Estado devem ser sanadas, incluindo aquelas constantes no termo de exclusão expedidas pela Sefaz ”, completa.

Confira abaixo as principais irregularidades levantadas pela Sefaz-MT e que acabam impedindo a adesão do contribuinte ao Simples Nacional no Estado:

Pendências fiscais: Tributos com exigibilidade não quitada, suspensa ou parcelada. Débitos tributários na Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT); Débitos declarados na DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) e PGDAS (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional) omissos, sem o devido recolhimento ou parcelamento.

Irregularidade ou ausência de inscrição cadastral de empresas: Matriz e filiais com atividades (CNAEs) obrigatórias e sujeitas à incidência do ICMS sem a devida inscrição estadual ou com a mesma suspensa ou baixada.

Omissão na entrega de obrigações acessórias: Tais como GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS), EFD (Escrituração Fiscal Digital), arquivos SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e outras.

Excesso de faturamento: Empresas com receita bruta anual superior ao limite estipulado na Lei Complementar Federal nº123/06, ou seja, até R$ 3.600.000,00 para o Simples Nacional e, no caso do sublimite estadual de Mato Grosso para o ano de 2014, o valor de R$ 2.520.000,00 (neste caso o contribuinte realiza a opção, mas fica impedido de recolher o ICMS e ISS na sistemática do Simples Nacional).

É importante ressaltar que as irregularidades existentes em relação a qualquer dos estabelecimentos pertencentes ao mesmo titular comunicam-se aos demais, determinando a não inclusão no Simples Nacional de todos aqueles localizados no Estado. As definições fazem parte da Portaria 333/2014.

INDEFERIMENTO

A publicação da confirmação do deferimento ou não da opção ocorrerá no dia 14 de fevereiro. No período de 14 a 21 de fevereiro de 2014, o contribuinte, por intermédio do contabilista, poderá ratificar a ciência do Termo de Indeferimento no portal da Sefaz para conhecimento dos motivos determinantes do não enquadramento.

A Secretaria de Fazenda esclarece ainda aos contribuintes que realizaram ou realização a opção, que, durante o mês de janeiro, não haverá processamento parcial de verificação das irregularidades, o que ocorrerá após 31 de janeiro de 2014, concluída a disponibilização de todos os arquivos de opção pela Secretaria da Receita Federal.

A verificação da regularidade dos contribuintes será realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro. Durante o mês de janeiro, as opções realizadas ficarão com status "pendente", desta forma neste mês não há que se falar em impugnação a indeferimento. Inclusive, o e-Process não estará disponível para esta finalidade.

Tornará definitivo o indeferimento da opção do contribuinte pelo Simples Nacional, alternativamente, pela falta de interposição de recurso no prazo; ou pelo indeferimento do recurso. Os efeitos do indeferimento da opção do contribuinte pelo Simples Nacional retroagirão a 1° de janeiro de 2014.

Outras informações recomenda-se a leitura da Lei Complementar Federal nº 123/06 e da Resolução CGSN nº 94/2011 disponibilizadas no Portal da Legislação na página da Sefaz.

Da Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.