Cidades DESTAQUE 3

Metas para 2024 são debatidas por empresários da indústria florestal em encontro no norte do estado

Ampliação de mercado, políticas setoriais, associativismo, segurança do trabalho e saúde ocupacional foram temas abordados com os associados da indústria florestal durante reunião em Alta Floresta (789 km de Cuiabá). O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, lembra que os municípios da região são importantes produtores de madeira nativa e integram uma base sindical forte e organizada. Ele ressaltou a importância da união empresarial para realizar tratativas e negociações em bloco, buscando novos mercados e melhorias para a atividade de base florestal.

“Conquistamos vitórias importantes, como a inclusão de plano de manejo florestal em linha de crédito de custeio do Plano Safra”, lembrou. Outro avanço foi a aprovação de lei estadual ampliando de 12 para 24 meses a validade das autorizações de exploração florestal (Autex).

Neste ano, empresários de base florestal irão participar das maiores feiras de negócios do setor, programadas para ocorrer em São Paulo-SP e em Nantes, na França. Em 2023, representantes da atividade de base florestal estiveram presentes em eventos do setor na China e Índia. O Cipem agrega 8 sindicatos e 523 indústrias madeireiras no Estado de Mato Grosso.

Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel, destacou a importância do associativismo para fortalecer as agroindústrias. Segundo Rangel, o desenvolvimento socioeconômico sustentável reflete na arrecadação de impostos e que são revertidos em investimentos na saúde e educação.

Para o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri as indústrias florestais possuem grande relevância econômica para Mato Grosso e necessitam acessar novos mercados consumidores. “A madeira é a principal atividade econômica em 33% dos municípios mato-grossenses. Além disso, o Brasil detém a maior floresta tropical do mundo, mas participa de apenas 12% do mercado mundial”.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.