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Procura por materiais escolares nas papelarias da Grande Cuiabá é baixa a menos de um mês para volta às aulas

O início do ano letivo nas redes particular e pública de ensino ocorre apenas em fevereiro. No entanto, pais e responsáveis de crianças e adolescentes já começam a se movimentar aos poucos para a compra de materiais escolares na volta às aulas. Em 2024, a pesquisa por itens mais baratos tende a ser mais minuciosa visto que estimativa da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares prevê que os produtos ficarão de 7% a 9% mais caros. O principal vilão para a subida dos preços foi a disparada de custos de papel e embalagens.

Há pouco menos de um mês para o retorno das atividades nas escolas estaduais, a procura ainda é tímida devido ao fato de que grande parte das famílias ainda está curtindo férias, entende Selma Pereira, gerente da Papelaria Coxipó, na região central de Cuiabá. Contudo, a busca está bem menor neste período em relação a 2023. “Acredito que o fluxo deva subir nas próximas semanas, mais às vésperas do começo das aulas. É sempre assim porque o brasileiro deixa tudo para a última hora”, frisa.

Selma diz que o setor ainda se ressente dos dois anos (2020 e 2021) parados em função da pandemia e suspensão das aulas presenciais. Além da baixa procura, as despesas com serviços e produtos ligados ao petróleo, como o frete internacional e o papel, cresceram neste ano.

“Sem falar que ainda temos a concorrência pesada do e-commerce, que tem uma gama completa de artigos e uma tributação menor em relação às lojas tradicionais, o que permite oferecer preços mais competitivos. A tendência é que os pontos físicos fiquem cada vez mais enxutos nos próximos anos”, comenta.

Volta às aulas movimenta outros setores

O retorno de crianças e adolescentes às escolas também mexe com nichos de diferentes setores como micro e pequenas empresas dos ramos malharias, calçados, vestuários e acessórios, bem como lojas de artigos esportivos e de informática. Especialistas reforçam que é preciso estar atento ao estoque para apresentar novidades com temas de filmes, séries, desenhos, jogos de computador que sejam tendência no momento estampados nas mochilas, cadernos e lancheiras.

O aprimoramento no treinamento dos vendedores é outro fator importante. Estudos indicam que o bom atendimento pode gerar até 40% a mais na lucratividade, desde que também haja facilidade e variedade na hora de pagar. É fundamental oferecer a possibilidade de parcelamentos com descontos e opções de cashback.

João Freitas

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