Por Lucas Bellinello
Na noite do último domingo (10.12), a 132ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na Rodovia Helder Cândia (MT-010), no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. O resultado da operação inclui a prisão de sete motoristas, sendo seis por dirigirem sob o efeito de álcool e um por adulteração de veículo automotor.
A operação teve início às 20h e contabilizou 188 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia, além da fiscalização de 180 veículos. Do total, 46 foram autuados, resultando na remoção de 41 carros e três motocicletas.
Ao longo da ação, foram lavrados 56 autos de infração, distribuídos da seguinte forma: 12 por condução de veículo sob efeito de álcool, 9 por recusa de teste de alcoolemia, 5 por dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 24 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado e 6 por infrações diversas.
A penalidade para quem é flagrado dirigindo alcoolizado inclui detenção pelo período de seis meses a três anos, aplicação de multa e suspensão ou proibição de obtenção de permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e conta com a participação de diversas entidades, como o Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).