Cidades DESTAQUE 4

Manutenção periódica é chave para desempenho de usinas solares, diz especialista

Com as altas temperaturas neste mês de novembro, em função da onda de calor, a demanda por energia elétrica aumentou consideravelmente. Ar-condicionado virou um aparelho necessário, mas impacta diretamente na sua conta de luz. Quem tem placa solar na residência sente menos. Porém, muitos consumidores têm reclamado da pouca eficiência ou problemas com a sua usina de produção de energia.

Apesar de ser cada vez mais popular no Brasil, a energia solar costuma gerar dúvidas frequentes entre os consumidores. O engenheiro eletricista João Henrique Teclis explica que ter os cuidados necessários é um ponto chave para não ter perda na sua produção de energia.

“Monitorar o desempenho do sistema solar é fundamental. É preciso realizar a manutenção preventiva pelo menos uma vez ao ano. Nesse processo são feitas as limpezas dos módulos, verificação se existe alguma sombra no sistema e reaperto geral na instalação. A falta de manutenção pode prejudicar diretamente na geração de energia elétrica”, afirmou o engenheiro.

Segundo Teclis, que é empresário do ramo e comanda a E4 Soluções em Energia, que instala e dá manutenção em usinas de médio e grande porte em Mato Grosso, destaca a importância de ter profissionais especializados em todos os processos.

“A concepção do projeto e a instalação são essenciais para o bom funcionamento e eficiência na geração de energia. A escolha pelos equipamentos e materiais corretos, a instalação adequada e a garantia que o local da usina solar não contenha sombra no decorrer do dia, evita que a geração de eletricidade seja menor do que a sua capacidade máxima”.

Campanha em novembro

Focado em auxiliar as pessoas que percebem um desempenho abaixo do esperado em suas usinas, a empresa E4 lançou uma campanha neste mês de novembro chamada “Novembro Luz”.

“Estamos expandindo nossos serviços de Diagnósticos de Usina Solar, não só para usinas de grande porte, mas também para usinas residenciais. Além de solucionarmos o problema de geração de energia, os nossos clientes estarão contribuindo com o próximo. Parte dos lucros desses atendimentos serão destinados para a ONG Litro de Luz. É um marco no nosso compromisso com a energia limpa e a sustentável”, finalizou.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.