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Estudo da CDL Cuiabá projeta aumento de vendas na Black Friday e Natal em 2023

A chegada do período das festas de fim de ano, momento mais aguardado pelo comércio varejista, faz empresários de diversos segmentos se preparar para aumentar o faturamento nas vendas. A expectativa elevada é explicada pelo novo estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Conforme a pesquisa apresentada nesta quarta-feira (22) durante o lançamento das campanhas Natal Premiado e Circuito Empreenda Mais, quase 64% da população de Mato Grosso estão planejando fazer compras na Black Friday ou no Natal.

As projeções são otimistas para os comerciantes. O levantamento aponta que o volume de vendas na Black Friday neste ano deve ser 35% maior em relação ao ano passado. O maior destaque é o ticket médio de compras de R$ 2.396 – valor que mais que dobrou nos últimos 3 anos. A disposição para gastar mais na “super sexta” é o apelo da data em relação aos produtos eletrodomésticos, que devem dominar a preferência dos consumidores.

Já em relação ao Natal, o incremento nos ganhos será quase 15% superior no comparativo anual e pouco mais de 34% dos entrevistados disseram que os gastos em 2023 serão maiores. Ao contrário da Black Friday, a pegada mais familiar e o simbolismo do Natal indicam que roupas e calçados (47%), brinquedos (16%) e produtos para beleza (15%) serão os itens mais demandados na data.
A falta de planejamento também ficou evidenciada, já que 73% ainda não iniciaram a pesquisa por presentes e a maior parte dos consumidores (53%) deixará para ir às compras na véspera ou no dia da comemoração.

Segundo o economista Eber Capistrano, a melhora no cenário político e econômico são os principais fatores para o horizonte mais animador. Aspectos comportamentais também reforçam as projeções: 2/3 revelaram que participarão de algum tipo de confraternização e 43% vão participar de brincadeiras como “amigo oculto”.

“Em 2022, ainda havia muita confusão e tensão devido aos ânimos acirrados pelas eleições e, em seguida, veio a Copa do Mundo. Além disso, a queda dos juros favorece as compras parceladas, o que também estimula o comércio. De modo geral, a tendência é que as famílias se reúnam mais neste ano e o comportamento do consumidor mostra isso”, analisa o especialista.

João Freitas

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