Merkel se encontrou com crianças das dioceses germânicas que, todos os anos, vão de porta em porta disfarçadas de Reis Magos para coletar donativos destinados a projetos sociais.
A chanceler se machucou quando praticava "esqui cross-country" – ou "esqui de fundo", maratona com subidas, descidas e trechos planos – na Suíça, informou o porta-voz Stefen Seibert.
A chanceler caiu quando esquiava e teve uma "contusão grave associada a uma fratura incompleta no anel pélvico posterior esquerdo", segundo o porta-voz. Ela precisará permanecer "o máximo de tempo deitada e necessitará de um apoio para caminhar", explicou Seibert.
Parte do evento desta terça-feira foi apresentada pelo ministro da Chancelaria, Peter Altmeier, que revelou que, quando criança, havia sido coroinha e também chegou a percorrer as ruas do país disfarçado do rei mago Baltazar.
"Agradeço ao ministro da Chancelaria por ter assumido parte do ato, já que devo permanecer o maior tempo possível parada", disse Merkel em discurso no qual elogiou o compromisso dos "Reis Magos" com as crianças de outros continentes que têm problemas mais graves que os da Europa.
Além disso, a chanceler cantou uma canção com as crianças e esteve de pé durante todo o ato.
Apesar de ter participado da cerimônia nesta terça, Merkel cancelou sua agenda pública pelas próximas três semanas. Ela deveria retomar o trabalho nesta semana, após a folga de Ano Novo, e tinha uma viagem marcada para a Polônia nesta quarta-feira (8).
Merkel também não poderá receber, nesta quinta (9), o premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel.
Nesta quarta, porém, ela deve dirigir o conselho de ministros da Alemanha.
O acidente com Merkel ocorreu quase uma semana após o ex-piloto de F1 Michael Schumacher, também alemão, ter se acidentado gravemente quando esquiava na França.
G1