Nacional

RJ cria batalhão policial para grandes eventos e jogos de futebol

 
A resolução foi assinada pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Segundo o documento, o novo batalhão não implica em aumento do efetivo da PM.
 
Beltrame, na resolução, justifica a criação do BPGE citando a necessidade da PM do Rio de Janeiro de utilizar instrumentos especializados para a atuação em eventos com multidão, como manifestações e jogos de futebol. O secretário afirma ainda que é fundamental o treinamento específico para essas situações.
 
A resolução ainda cita uma "sobrecarga" do efetivo de unidades operacionais comuns, que têm sido frequentemente deslocadas para atender grandes eventos. Isso é mais um motivo levantado para a criação do BPGE.
 
Além de jogos de futebol, o Rio de Janeiro vai receber nos próximos anos pelo menos dois megaeventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, a atuação da PM no controle de protestos que foram realizados na capital fluminense foi criticada por ativistas e MP (Ministério Público).
 
Visando especificamente à Copa do Mundo, o governo federal vai mobilizar 10.657 agentes da Força Nacional de Segurança. Segundo o Ministério da Justiça, todos esses agentes estão treinados para atuar no controle de protestos.
 
UOL 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus