Esportes

Dois viadutos devem ser inaugurados em janeiro para a Copa em Cuiabá

Em 2013, outras nove obras de mobilidade urbana foram entregues pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
 
Segundo a Secopa, as inaugurações devem ser feitas ainda na primeira quinzena deste mês. No entanto, todas essas obras serão entregues com atrasos. A previsão era de que fossem inauguradas no ano passado.
 
O viaduto da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), está entre as obras que apresentaram defeito antes mesmo da inauguração. Por conta de um desgaste no asfalto, operários foram orientados a 'camuflar' parte da pista lona antes da visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke e de autoridades do governo estadual à construção. Depois disso, o governo mandou o consórcio, responsável pela execução do projeto, refazer o asfalto.
 
Essa obra teve de ser viabilizada para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará pelo eixo da avenida. Desse modo, a mesma empresa responsável pela implantação do modal de transporte também assumiu a obrigação de executar a estrutura do elevado. O valor da obra está incorporado ao R$ 1,4 bilhão que o estado irá pagar ao consórcio pela implantação do metrô de superfície.
 
Outra obra que deve adequar a cidade para a instalação dos trilhos do VLT, o viaduto da MT-040, mais conhecida como Rodovia Palmiro Paes de Barros, também deve ser liberado para o tráfego de veículos neste mês. O elevado tem 445 metros de extensão e funcionará com duas faixas para o trânsito de veículos, além de uma via permanente para a passagem do metrô. Esse viaduto é um dos três construídos na região do Coxipó para possibilitar a passagem do VLT. Um deles já foi inaugurado no mês passado, na rotatória da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na capital.
 
Porém, foram apontadas falhas na obra. O acabamento, na avaliação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), não ficou adequada. As principais falhas estão na passarela para os pedestres. Em análise técnica, o engenheiro André Schuring apontou defeitos nas juntas de dilatação, o que compromete a sustentação do viaduto e têm causado rachaduras. Também criticou o fato de os isopores colocados entre as fendas ficarem expostos.
 
De acordo com o projeto, o eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão, além de um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo e outras obras, sendo três viadutos (MT-040, UFMT e Beira Rio) e duas pontes sobre o Rio Coxipó.
 
A terceira obra a ser inauguarada neste mês é a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista, que liga a Avenida do CPA à Avenida dos Trabalhadores. O obra custou R$ 2,4 milhões aos cofres públicos. O trecho já foi liberado para o tráfego de veículos, mas ainda não foi inaugurada oficialmente, segundo a Secopa.
 
Entre as nove obras inauguradas em 2013, as maiores foram os viadutos do Despraiado e da UFMT, além da duplicação da ponte Mário Andreazza, sobre o Rio Cuiabá.
 
Próximas inaugurações
 
Em fevereiro, deve ser inaugurada a maior obra para a Copa: a Arena Pantanal, onde serão realizados os jogos do evento. O complexo possui uma área de 300 mil metros quadrados, com capacidade de 41.390 lugares nas arquibancadas e 90 camarotes com estrutura para acomodar até 1.624 pessoas. Também deve contar com um estacionamento para 2.831 carros.
 
Já em março deve ser liberado para o tráfego de veículos o viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
 
Fonte: G1

 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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