O Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar para o biênio 2014/2015 foi eleito junto às escolas da rede estadual em Mato Grosso. No total, 80% dos 744 unidades de ensino registraram candidaturas em 2013. "É uma clara demonstração de compreensão de que o processo de gestão democrática só existe, de fato, mediante ativa participação social", reconhece a Secretaria de Educação. Gestores e representantes dos Conselhos irão gerenciar os recursos e deliberar sobre propostas e projetos nas respectivas escolas que representam.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais, Ema Marta Dunck Cintra, pontua que Mato Grosso cumpre o previsto pela Lei de Diretrizes Básicas (LDB) da Educação garantindo a autonomia pedagógica, administrativa e financeira às escolas com o processo de gestão democrática. “Pra nós, sem dúvida, é um motivo de muito orgulho”, refletiu sobre a participação escolar. A estimativa é de que a votação tenha envolvido mais de 500 mil participantes (entre pais, alunos e servidores).
Em Mato Grosso, somente excluíram-se do processo eleitoral, as escolas com administração militar, religiosa e a Escola Estadual Nelson Mandela e Escola Estadual Meninos do Futuro.
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Hipernotícias