Nacional

Itaipu bate novo recorde mundial de geração de energia elétrica

Por volta das 15h50, a usina bateu a marca de 98,3 milhões de megawatts-hora (MWh) produzidos em 2013 – e deve fechar o ano com geração total de 98,5 milhões de MWh.
 
O recorde anterior foi atingido no ano passado, quando a usina gerou 98,2 milhões de MWh.
 
Segundo a Itaipu, os MWh produzidos neste ano seriam suficientes para atender o consumo do mundo inteiro por dois dias, do Brasil por 79 dias, da Argentina por nove meses e 22 dias e, do Paraguai, por oito anos. A geração ainda seria capaz de suprir a América Latina (excluindo o Brasil) por 89 dias, e os Estados Unidos, por oito dias.
 
Esta foi a primeira vez durante os 29 anos de operação da usina que ela se tornou bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica, com recorde sucessivo de produção anual. Em 2012, a Itaipu teve uma disputa acirrada com a usina de Três Gargantas, na China, mas, neste ano, a produção da chinesa ficou cerca de 10% menor do que a da brasileiro-paraguaia.
 
Além dos recordes, os últimos dois anos representaram um aumento de quase 4 milhões de MWh da geração da usina em comparação a 2008, penúltimo recorde da Itaipu.
 
Em nota, a empresa atribui os resultados deste ano a fatores como "a boa gestão dos recursos disponíveis e ao comprometimento dos próprios empregados". A administração da usina ainda ressaltou a melhora da relação de Itaipu com empresas parceiras, como a Eletrobras, a Ande (estatal paraguaia), o ONS (Operador Nacional do Sistema), entre outras.
 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus