Cidades

Cerca de 3,5 mil pessoas foram presas

De 2010 para cá, houve um salto nas ocorrências, principalmente em regiões como o Pedra 90 – que engloba vários bairros –, assim como Santa Isabel e Tijucal. Pelos cálculos da PM, caso um quarto desses suspeitos ficassem presos, não caberiam nos presídios da Grande Cuiabá. Os dados são da própria PM. 
 
Em relação a tráfico, até dia 15 de dezembro, foram 2.785 ocorrências onde são presos suspeitos. Como em alguns casos existe a prisão de mais de um suspeito, a Polícia Militar calcula que ao menos 3.500 pessoas foram presas por tráfico na Capital e chegaram a ser levadas para o presídio. 
 
A apreensão de entorpecentes também aumentou de forma significativa nesse período. Em 2011 foram cerca de 100 quilos de drogas – incluindo grande e pequena quantidade, tanto de maconha, pasta-base e cocaína. Neste ano, foram 856 quilos. Este número é superado pelo ano passado, quando os PMs tiraram de circulação 1,2 tonelada de entorpecentes. 
 
Estão incluídas 11.800 trouxinhas de pasta-base, o que representa pouco mais de 11 quilos, levando em conta que cada papelote tem em média um grama do entorpecente. 
 
Entre as grandes apreensões está o carregamento de maconha encontrado numa chácara na Passagem da Conceição, em Várzea Grande, com quase meia tonelada da droga, além de um Citroen C 4 abandonado com mais de 400 quilos. 
 
Segundo o comandante do 1º Comando da PM coronel Jadir Metelo Costa, as prisões assim como apreensões foram possíveis após o reforço no serviço de inteligência dos Batalhões que fazem o trabalho de análise das denúncias. 
 
“O aumento do efetivo também contribuiu para esse resultado significativo no combate intenso ao tráfico de entorpecentes que a Polícia Militar desencadeou nos últimos anos”, destacou. 
 
Ele lembrou que além do entorpecente em si, os policiais apreenderam uma grande quantidade de ácido bórico que é o principal produto químico utilizado para batizar a pasta-base de cocaína. “Muitas vezes temos a apreensão de produtos químicos sem a droga, mas não deixa de ser um desfalque para os traficantes”, observou. (AR) 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.