Internacional

Snowden diz que a ‘missão está cumprida’ após revelar espionagem

 
"Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão já foi cumprida. Já venci", disse Snowden, em entrevista exclusiva realizada em Moscou e publicada no jornal "Washington Post".
"Assim que os jornalistas puderam começar a trabalhar, tudo o que havia tentado fazer foi validado. Porque, lembrem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria mudar a si mesma", acrescentou Snowden, de 30 anos.
 
"Eu já ganhei. Assim que os jornalistas puderam trabalhar, tudo o que eu estava tentando fazer foi validado", declarou na entrevista ao Post publicada nesta terça.
 
 
As revelações de espionagem em massa, vazadas pelo ex-técnico da NSA ao "Washington Post" e ao britânico "The Guardian", provocaram um escândalo diplomático ao mostrar que os serviços de inteligência americanos tinham vigiado milhões de comunicações, incluídas as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff.
Em sua entrevista, a primeira em pessoa desde que chegou asilado à Rússia em junho, Snowden insistiu que seu objetivo "era que a opinião pública pudesse dar sua opinião sobre como ser governados".
 
Além disso, rejeitou as acusações vertidas dos Estados Unidos, onde alguns legisladores lhe qualificaram de "traidor" e lhe acusaram de entregar documentos secretos a países como a Rússia e China.
 
"Não há nenhuma evidência da acusação que tenho lealdade à Rússia ou à China ou a qualquer outro país em vez dos Estados Unidos. Não tenho relação com o governo russo. Não alcancei nenhum acordo com eles", acrescentou.
 
"Não tento derrubar a NSA, trabalho para melhorar a NSA", declarou. "Ainda hoje estou trabalhando para a NSA. Eles são os únicos que não se dão conta", ressaltou.
 
Por outro lado, explicou como apresentou dúvidas a seus superiores em pelo menos duas ocasiões perante a magnitude dos programas de espionagem e a falta de controle, e como elas foram desacreditadas.
 
"Acho que o custo de um debate público franco sobre os poderes de nosso governo é menor que o suposto perigo por permitir que estes poderes continuem crescendo em segredo", declarou.
Snowden considerou que foi uma decisão dos legisladores manter ocultos os programas de vigilância da NSA, e que foi seu fracasso em fazer as perguntas adequadas o que o levou a revelar os segredos da agência.
 
"O sistema fracassou amplamente, e cada nível de supervisão, cada nível de responsabilidade que deveria ter abordado isso, abdicou de sua responsabilidade", considerou.
 
G1 Mundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que