Silval disse que a intenção do Governo é inaugurar a trincheira ainda no primeiro trimestre de 2014. “Agora falta concluir o acabamento da parte debaixo da trincheira. Depois de pronta, essa obra vai resolver o gargalo do trânsito que existia aqui nos horários de pico”. Segundo os dados da Secretaria-Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa Brasil 2014 (Secopa/MT), antes do começo das obras, passavam pela rotatória até seis mil veículos entre às 7h e às 8h.
A liberação irá facilitar o acesso dos motoristas que quiserem atravessar da Avenida Antártica para a Avenida Lavapés. “O que nós estamos fazendo aqui é minimizar os impactos para os mostoristas”, disse o secretário da Secopa, Maurício Guimarães. O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, enalteceu o esforço da equipe do Governo para melhorar o trânsito em Cuiabá, lembrando o transtorno que era para acessar a região.
Francisco Rodrigues Neto, diretor da Camargo Campos, empresa responsável pela obra, falou que a construção da trincheira representou um desafio para a empreiteira, demandando muita técnica e escavação. “Mas, agora as principais dificuldades já passaram e o que falta é apenas a pavimentação e o acabamento da parte debaixo da trincheira”.
Com 520 metros de extensão, a trincheira do Santa Rosa faz parte de um pacote de travessia urbana, resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
Assessoria