Nacional

Chuvas inundam casas, deixam alunos sem aulas e moradores ilhados no Rio

 
A situação mais dramática é em Nova Iguaçu, na Baixada, onde há um desaparecido e cerca de mil pessoas desabrigadas.
 
O prefeito Nelson Bornier (PMDB) fechou as 127 escolas municipais e decretou estado de calamidade pública. Moradores tentavam usar colchões de ar como canoas para deixar suas casas e escapar do alagamento.
 
O morador do bairro de Rodilândia Martinho da Silva, 50, estava desaparecido até as 13h.
 
Os alagamentos pararam vias de acesso ao Rio, como a rodovia Presidente Dutra, e provocaram atrasos e interdições no transporte sobre trilhos.
 
Os trens ficaram parados desde cedo nos ramais de Belford Roxo e Saracuruna, que levam trabalhadores da Baixada para o Rio. No metrô, cinco estações foram interditadas na linha 2, entre Pavuna e Colégio.
 
Muitas famílias da zona norte da capital não conseguiram sair de casa. Morador da favela de Vigário Geral, Carlos Souza, 35, contou à Folha que está ilhado em seu apartamento desde o início da manhã.
 
"Estou preso em casa, observando as pessoas enfrentando a água com barcos ou pranchas de surf", disse.
 
Enquanto o prefeito Eduardo Paes (PMDB) pedia na TV que a população ficasse em casa, milhares ainda se arriscavam para tentar chegar ao trabalho.
 
As cenas de desespero se repetiam em vias que dão acesso ao centro Rio, como a Radial Oeste, que ficou inundada próximo ao estádio do Maracanã, e a avenida Brasil.
 
Na Brasil, motoristas chegaram a voltar na contramão com medo de arrastões. Outros abandonaram seus carros perto de bolsões de água e tentaram escapar a pé nas proximidades de Manguinhos, na zona norte.
 
Fonte: Folha On Line

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus