As ordens foram encaminhadas à Polícia Federal, que vai executar as prisões – a expectativa, no entanto, é que eles se entreguem. A assessoria da PF informou que, inicialmente, agentes entrariam em contato com os advogados dos condenados para saber se eles têm interesse em se entregar – do contrário, iriam realizar as prisões.
O advogado de Pedro Corrêa, Marcelo Leal, afirmou ao G1, por volta das 17h, que iria ao encontro do cliente para apresentá-lo à PF. A assessoria de Costa Neto informou que ele irá se apresentar assim que tomar conhecimento oficialmente do mandado de prisão.
Além de determinar as prisões, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, também expediu um ofício para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), informando sobre a ordem de prisão de Valdemar Costa Neto. No entendimento do Supremo, a Câmara deve decretar automaticamente a perda do mandato do parlamentar. Mas o deputado decidiu renunciar na sessão desta quinta.
Costa Neto, Corrêa e Rodrigues estão em Brasília. Samarane é de Minas Gerais, mas não se sabe em que cidade se encontra.
Globo.com