Esportes

Fifa divulga critérios e beneficia França em sorteio de grupos da Copa

 
A novidade com um pote com nove integrantes – um a mais do que o número habitual em sorteios da Fifa, o que confundiu os critérios geralmente utilizados. "Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.
 
O segundo pote terá sete integrantes: cinco africanos e dois representantes da Américas do Sul (Chile e Equador). O terceiro contará com quatro asiáticos e mais quatro representantes da Concacaf (América Central e do Norte).
 
Por fim, o último pote contará com nove representantes da Europa, sendo que um deles ainda será realocado no segundo pote no dia do sorteio e obrigatoriamente enfrentará um sul-americano cabeça de chave.
 
Dentre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave, a França é aquela com pior posição no ranking da Fifa de outubro, na relação que construiu parte da configuração do sorteio. Assim, especulava-se que o time de Ribery integraria um pote intermediário, sem a companhia das equipes do continente.  
 
Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iria combinar parâmetros geográficos e esportivos.
 
Além do Brasil, compõem a lista de cabeças de chave da Copa as seleções de Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai.
 
Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.
 
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa acontece nesta sexta-feira, às 14 horas, de Brasília. O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.
 
Confira como ficaram os potes do sorteio:
 
Pote 1: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça (8 seleções)
Pote 2: Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Chile e Equador (7 seleções)
Pote 3: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália (8 seleções)
Pote 4: Itália, Holanda, França, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia e Croácia (9 seleções)
 
Copa do Mundo UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos