A novidade com um pote com nove integrantes – um a mais do que o número habitual em sorteios da Fifa, o que confundiu os critérios geralmente utilizados. "Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.
O segundo pote terá sete integrantes: cinco africanos e dois representantes da Américas do Sul (Chile e Equador). O terceiro contará com quatro asiáticos e mais quatro representantes da Concacaf (América Central e do Norte).
Por fim, o último pote contará com nove representantes da Europa, sendo que um deles ainda será realocado no segundo pote no dia do sorteio e obrigatoriamente enfrentará um sul-americano cabeça de chave.
Dentre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave, a França é aquela com pior posição no ranking da Fifa de outubro, na relação que construiu parte da configuração do sorteio. Assim, especulava-se que o time de Ribery integraria um pote intermediário, sem a companhia das equipes do continente.
Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iria combinar parâmetros geográficos e esportivos.
Além do Brasil, compõem a lista de cabeças de chave da Copa as seleções de Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai.
Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa acontece nesta sexta-feira, às 14 horas, de Brasília. O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.
Confira como ficaram os potes do sorteio:
Pote 1: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça (8 seleções)
Pote 2: Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Chile e Equador (7 seleções)
Pote 3: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália (8 seleções)
Pote 4: Itália, Holanda, França, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia e Croácia (9 seleções)
Copa do Mundo UOL